Ir para a página inicial

Topo da página

 

Trabalhos sobre
Processos de Ensino e Aprendizagem
Mecânica Estatística
  Orientações Acadêmicas  

 

 

Trabalhos em

Processos de Ensino e Aprendizagem

publicados em revistas ou apresentados em Congressos, Simpósios ou Encontros Científicos.

      
              
Curso  : Experimentos de Física em um Laboratório Virtual.
ministrado no XVIII Encontro de Físicos do Norte e Nordeste .
realizado entre 06 e 08 de novembro de 2000, em João Pessoa/PB.
                    
Palestra : Utilização da animação como recurso didático .
apresentada no Seminário   A UFPB e as Novas Tecnologias Educacionais .
realizado entre 14 e 15 de dezembro de 2000, em João Pessoa/PB.
                     
Trabalho :  Educação Mediada por Computador - Cursos de Física .
em co-autoria com José Nazareno dos Santos (DF/UFPB).
apresentado no XIV Simpósio Nacional de Ensino de Física .
realizado entre 02 e 06 de julho de 2001, em Natal/RN
               
Trabalho :  Educação Mediada por Computador .
em co-autoria com José Nazareno dos Santos (DF/UFPB).
apresentado no XIX Encontro de Físicos do Norte e Nordeste .
realizado entre 29 de outubro a 01 de novembro de 2001, em Natal/RN.
              
Trabalho  :  Aprendizagem Significativa, Construtivismo e Ensino de Física .
em co-autoria com José Nazareno dos Santos (DF/UFPB).
apresentado no XIX Encontro de Físicos do Norte e Nordeste .
realizado em 29 de outubro a 01 de novembro de 2001, em Natal/RN.
           
Trabalho  :  Modelagem de um Curso de Física .
em co-autoria com José Nazareno dos Santos (DF/UFPB).
apresentado no XX Encontro de Físicos do Norte e Nordeste .
realizado em 04 a 08 de novembro de 2002, em Recife/PE.
            
Trabalho  :  Uso de Animações Interativas para o Ensino de Física a Alunos do Supletivo .
em co-autoria com José Nazareno dos Santos (DF/UFPB).
apresentado no XX Encontro de Físicos do Norte e Nordeste .
realizado em 04 a 08 de novembro de 2002, em Recife/PE.
               
Trabalho :  Animação interativa como Organizador prévio
em co-autoria com José Nazareno dos Santos (DF/UFPB).
apresentado no XV Simpósio Nacional de Ensino de Física .
realizado entre 21 a 26 de março de 2003, em Curitiba/PR.
           
Trabalho :  Advance organizer and interactive animation
em co-autoria com José Nazareno dos Santos (DF/UFPB).
apresentado no IV International Meeting on Meaningful Learning
realizado entre 08 a 12 de setembro de 2003, em Maragogi/AL
                
Trabalho : 

Avaliação da aprendizagem no ensino noturno de Física na concepção da aprendizagem significativa

em co-autoria com

José Nazareno dos Santos (DF/UFC) e  Ilde Guedes da Silva (DF/UFC)

apresentado no XXI Encontro de Físicos do Norte e Nordeste
realizado entre 03 a 07 de novembro de 2003, Fortaleza, CE
   
Trabalho :  Mapas conceituais: Uma ferramenta pedagógica na consecução do currículo
em co-autoria com Gil Luna Rodrigues (CEFET/PB)
apresentado no I Colóquio Internacional de Políticas Curriculares
realizado entre 12 e 14 de novembro de 2003, em João Pessoa - PB
   
Trabalho : 

Aprendizagem - uma modificação da estrutura cognitiva : interatividade nas infovias do universo digital

em co-autoria com

Nadilson Rocha (DF/UFPB) e Gil Luna Rodrigues (CEFET/PB)

apresentado no

XXII Encontro de Físicos do Norte e Nordeste

realizado entre 08 a 12 de novembro de 2004 - Feira de Santana - BA
   
Trabalho : 

Uma nova seqüência lógica para o livro didático sobre Física Geral I

em co-autoria com José Nazareno dos Santos (DF/UFC) e  Ilde Guedes da Silva (DF/UFC)
apresentado no

XXII Encontro de Físicos do Norte e Nordeste

realizado entre 08 a 12 de novembro de 2004 - Feira de Santana - BA
   
Trabalho : 

Objeto digital de aprendizagem e o ensino de Física

em co-autoria com Lucídio Cabral (DE/UFPB), Cynthia Natalie (DF/UFPB), Daniela Soprani (DF/UFPB), Deijiane Matsumoto (DF/UFPB), Bruno Coutinho (DI/UFPB), Thiago Gouveia (DI/UFPB)
apresentado no

XXII Encontro de Físicos do Norte e Nordeste

realizado entre 08 a 12 de novembro de 2004 - Feira de Santana - BA
   
Artigo : 

Aprendizagem significativa

publicado na

Revista Conceitos

2003/Julho - 2004/Junho  - Volume 5 - Número 10 - páginas 55 - 60
  ISSN: 1519-7204
   
Trabalho : 

Uso de ferramentas cognitivas para o ensino de Física

apresentado no

XVI  Simpósio Nacional de Ensino de Física

em co-autoria com José Nazareno dos Santos (DF-UFC) e Ilde Guedes (DF-UFC)
realizado entre 24 e 28 de janeiro de 2005 - Rio de Janeiro - RJ
                
Trabalho : 

Animações Interativas e Mapas Conceituais

apresentado no

XVI  Simpósio Nacional de Ensino de Física

realizado entre 24 e 28 de janeiro de 2005 - Rio de Janeiro - RJ
   
Artigo : 

Modelagem Computacional: uma aproximação entre artefatos cognitivos e experimentos virtuais em Física

em co-autoria com Gil Luna Rodrigues (CEFET/PB).
publicado na

Revista Principia

2005/Abril - Ano 9 - Número 12 - páginas 32 - 42
  ISSN: 1517-0306
       
Trabalho : 

Aprendizagem Significativa e o Ensino de Ciências

apresentado na
28ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED
realizado entre
16 a 19 de outubro de 2005 - Caxambu - MG.
   
Trabalho :  Participação da Equipe de avaliação do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD/2007
apresentado em formato eletrônico Ciências: Séries Iniciais do Ensino Fundamental - PNLD/2007
realizado ao longo de 2005.
   
Trabalho : 

O efeito fotoelétrico: A física moderna no ensino médio

em co-autoria com

Bruno de Sousa Monteiro (DI/UFPB), Henry Pôncio Cruz (DF/UFPB), Mariel José Pimentel de Andrade (DF/UFPB), Thiago Gouveia da Silva (DI/UFPB), Lucídio Cabral (DE/UFPB).

apresentado no XXIII Encontro de Físicos do Norte e Nordeste
realizado entre 31 de outubro e 04 de novembro de 2005 - Maceió - AL
   
Trabalho :  Aprendizagem significativa, codificação dual e objetos de aprendizagem
apresentado no IV ESUD – Congresso de Ensino Superior a Distância
realizado entre 16 a 19 de maio de 2006 - Brasília - DF
             
Trabalho :  Aprendizagem significativa em um ambiente multimídia
apresentado no V Encuentro Internacional sobre Aprendizaje Significativo
realizado entre 11 a 15 de setembro de 2006 - Madrid - Espanha
   
Mini - curso :  Aprendizagem significativa em um ambiente multimídia
apresentado na  29ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED
realizado entre 15 e 18 de outubro de 2006 - Caxambu - MG.
   
Trabalho :  Metodologia de desenvolvimento de objetos de aprendizagem com foco na aprendizagem significativa
em co-autoria com Bruno de Sousa Monteiro (DI/UFPB), Henry Pôncio Cruz (DF/UFPB), Mariel José Pimentel de Andrade (DF/UFPB), Thiago Gouveia da Silva (DI/UFPB), Lucídio Cabral (DE/UFPB).
apresentado no XVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação
realizado entre 08 e 10 de novembro de 2006 - Brasília - DF
   
Mesa Redonda :  Tecnologia da Comunicação e Informação no Ensino de Física
apresentado no XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física
realizado entre 29 de Janeiro e 2 de Fevereiro de 2007 - São Luis - MA
   
Mini - curso :  Mapa conceitual e animação interativa num ambiente multimídia
apresentado no XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física
realizado entre 29 de Janeiro e 2 de Fevereiro de 2007 - São Luis - MA
   
Mini - curso :  Aplicação de Objetos de Aprendizagem na Educação
apresentado no 18o EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste
realizado entre 02 e 04 de julho de 2007 - Maceió - AL
   
Trabalho : 

Ambiente colaborativo on-line e a aprendizagem significativa de Física

apresentado no

13º Congresso Internacional de Educação a Distância – ABED

realizado entre

02 e 05 de setembro de 2007 - Curitiba - PR

   
Oficina :  Objetos de aprendizagem digitais
apresentado na Semana de Exatas da UNIR - Universidade Federal de Rondônia
realizado entre 01 a 05 de outubro de 2007 -  Ji-Paraná - RO
   
Palestra de Abertura :  Aprendizagem significativa em ambiente multimídia
apresentado na Semana de Exatas da UNIR - Universidade Federal de Rondônia
realizado entre 01 a 05 de outubro de 2007 -  Ji-Paraná - RO
   
Capítulo de Livro :  Objetos de aprendizagem: uma proposta de avaliação da aprendizagem significativa
  Título do livro: Objetos de Aprendizagem - página 123
Organizado por: Carmem Lúcia Prata e Anna Christina Aun de Azevedo Nascimento
Editado por: RIVED - Rede Interativa Virtual de Educação - ISBN: 978-85-296-0093-2
que é um programa da SEED - Secretaria de Educação a Distância
do MEC - Ministério da Educação
em co-autoria com Gil Luna Rodrigues, Mariel Andrade, José Nazareno dos Santos, Lucídio Cabral, Henry Pôncio Cruz, Bruno Monteiro, Thiago Gouveia e Karin Picado
publicado  em outubro de 2007 -  Brasília - DF.
 
Capítulo de Livro :  Aprendizagem Significativa em um Ambiente Multimídia
  Título do livro: Informática na Educação: Elaboração de Objetos de Aprendizagem - página 121
Organizado por: Arlindo José de Souza Júnior, Márcia Aparecida Fernandes, Carlos Roberto Lopes e Rejane Maria Ghisolfi Silva
Editado por Editora da Universidade Federal de Uberlândia - ISBN: 978-85-7078-161-1
publicado  em 2007 - Uberlândia - MG.
 
Trabalho : 

Objetos de aprendizagem e a construção de significados em Termodinâmica

em co-autoria com

Gil Luna Rodrigues, José Nazareno dos Santos, Mariel Andrade

apresentado no

XVIII SBIE - Simpósio Brasileiro de Informática na Educação

realizado entre 28 e 30 de novembro de 2007 - São Paulo - SP.
 
Software:

Construção de significados em Termodinâmica com uso de Objetos de aprendizagem

em co-autoria com

Gil Luna Rodrigues, José Nazareno dos Santos, Mariel Andrade

apresentado no

XVIII SBIE - Simpósio Brasileiro de Informática na Educação

realizado entre 28 e 30 de novembro de 2007 - São Paulo - SP.
 
Trabalho : 

Ensino-Aprendizagem de Física: uma proposta de construção e uso de objetos de aprendizagem

em co-autoria com

Gil Luna Rodrigues, José Nazareno dos Santos, Mariel Andrade

apresentado no

XXV Encontro de Físicos do Norte e Nordeste

realizado entre

15 a 20 de outubro de 2007 - Natal - RN.

 
Artigo : 

Construindo mapas conceituais

publicado na

Revista Ciências & Cognição

2007 - Volume 12 - páginas 72 - 85
ISSN: 1806-5821
           
Artigo : 

Mapas Conceituais: uma ferramenta pedagógica na consecução do currículo

em co-autoria com Gil Luna Rodrigues (CEFET/PB).
publicado na

Revista Principia

2007/Dezembro - Número 15 - páginas 110 - 116
  ISSN: 1517-0306
               
Artigo : 

Aprendizagem significativa em um ambiente multimídia

publicado na

Boletín de estudios e investigación

2007- Número 8 - páginas 551-562
  ISSN: 1579-3141
   
Artigo : 

Aprendizagem significativa e o ensino de ciências

publicado na

Revista Ciências & Cognição

2008 - Ano 04 - Volume 13 - Número 1 - páginas 94 - 100
ISSN: 1806-5821
           
Artigo : 

Animações interativas e mapas conceituais: uma proposta para facilitar a aprendizagem significativa em ciências

publicado na

Revista Ciências & Cognição

2008 - Ano 04 - Volume 13 - Número 2 - páginas 99 - 108
ISSN: 1806-5821
           
Capítulo de Livro :  Material didático infantil, concepções espontâneas e a informática educativa
  Título do livro: Quanta ciência há no ensino de ciências - página 131
Organizado por: Antonio Carlos Pavão e Denise de Freitas
Editado por Editora da Universidade Federal de São Carlos - ISBN: 978-85-7600-121-8
publicado  em 2008 - São Carlos - SP
    
Capítulo de Livro :  Construindo mapas conceituais
  Título do livro: Mapas e redes conceituais - página 101
organizado por: Maria Salonide Ferreira e Paulo Rômulo de Oliveira Frota
Editado por Editora da Universidade Federal do Piauí - ISBN: 978-85-7463-218-6
publicado  em 2008 - Teresina - PI
     
Trabalho : 

A aprendizagem de anatomia: A utilização de mapas conceituais como uma ferramenta instrucional - PDF

em co-autoria com

Kátia Simone de Araújo Nóbrega

apresentado no

XXII Congresso Brasileiro de Anatomia

realizado entre 19 a 23 de outubro de 2008 – Belém - PA.
tendo sido agraciado nesse evento com a Menção Honrosa
   
Trabalho : 

Eletromagnetismo: Objetos de aprendizagem e a construção de significados baseados em um ambiente de múltiplas representações

em co-autoria com

Gil Luna Rodrigues, José Nazareno dos Santos, Mariel Andrade

apresentado no

XIX SBIE - Simpósio Brasileiro de Informática na Educação

realizado entre 11 e 14 de novembro de 2008 - Fortaleza – CE.
   
Trabalho : 

O jogo educacional como recurso digital e a aprendizagem significativa de gramática

em co-autoria com

Rita Cristiana Barbosa, Gil Luna Rodrigues, José Nazareno dos Santos, Mariel Andrade

apresentado no

XIX SBIE - Simpósio Brasileiro de Informática na Educação

realizado entre 11 e 14 de novembro de 2008 - Fortaleza – CE.
   
Trabalho : 

Conceitos da Física: construindo significados através do uso de Objetos de Aprendizagem

em co-autoria com

Gil Luna Rodrigues, José Nazareno dos Santos, Mariel Andrade

apresentado no

XXVI Encontro de Físicos do Norte e Nordeste

realizado entre

03 a 07 de novembro de 2008 - Recife - PE.

   
Trabalho :   A geometria fundamental num contexto dinâmico: A utilização da informática educacional para facilitar a aprendizagem significativa
em co-autoria com   Luís Havelange Soares
apresentado no

  X Encontro Nacional de Educação Matemática

realizado entre  7 a 9 de Julho de 2010 - Salvador - BA.
   
Trabalho :   Aprendizagem significativa da análise combinatória: Uma proposta utilizando mapas conceituais como estratégia de ensino - aprendizagem
em co-autoria com  Cristiane Carvalho Lima
apresentado no

  X Encontro Nacional de Educação Matemática

realizado entre  7 a 9 de Julho de 2010 - Salvador - BA.
   
Trabalho :   O mapa conceitual hierárquico e a taxonomia de Bloom modificada
em co-autoria com  Cristiane Carvalho Lima
apresentado no

  VI Encontro Internacional de Aprendizagem Significativa

realizado entre  26 a 30 de Julho de 2010 - São Paulo - SP.
   
Trabalho : 

Concept Map Under Modified Bloom Taxonomy Analysis

em co-autoria com Juliana Tavares
apresentado no

  CMC 2010 - Fourth International Conference on Concept Mapping

realizado entre  October 5, 6, 7 - 2010 - Viña del Mar - Chile.
   
Artigo : 

Aprendizagem significativa, codificação dual e objetos de aprendizagem

publicado na

Revista Brasileira de Informática na Educação  PDF

2010 - Volume 18 - Número 2 - páginas 04-16
ISSN 1414-5685 - Ano 14
   
   

Ir para o topo da página

            
          
            

Trabalhos em

Mecânica Estatística

apresentados em Congressos, Simpósios ou Encontros Científicos.

Trabalho :  Vidro de spin de Ising com anisotropia uniaxial - Solução exata para pequenas amostras.

em co-autoria com

J R L de Almeida e F G Brady Moreira(DF/UFPE).
apresentado no II Encontro de Físicos do Nordeste.
realizado em Natal/RN - 1984.
         
Trabalho :  Vidro de spin de Ising com anisotropia uniaxial - Cálculo analítico.

em co-autoria com

Jairo Rolim Lopes de Almeida (DF/UFPE).
apresentado no VIII Encontro de Física da Matéria Condensada.
realizado em Poços de Caldas/MG - 1986.
              
Trabalho :  Cálculos para sistemas desordenados de tamanho finito.

em co-autoria com

Jairo Rolim Lopes de Almeida (DF/UFPE).
apresentado no XIV Encontro de Física da Matéria Condensada.
realizado em Caxambu/MG - 1991.
             
Trabalho :  Dinâmica auto-consistente para modelos de Ising com desordem.

em co-autoria com

Sílvio Salinas e Nestor Caticha (IF/USP).
apresentado no XV Encontro de Física da Matéria Condensada.
realizado em Caxambu/MG - 1992.
                   
Trabalho :  O modelo de Ghatak e Sherrington com spin semi-inteiro.

em co-autoria com

Sílvio Salinas e Carlos C S Yokoi (IF/USP).
apresentado no XVI Encontro de Física da Matéria Condensada.
realizado em Caxambu/MG - 1993.
                 
              

Ir para o topo da página

                  
            
              
 

Orientações Acadêmicas

 
   
   
Orientações concluídas  
   
Tipo: Dissertação de Mestrado
Aluno: José Nazareno dos Santos
Título: Uso de ferramentas cognitivas para a aprendizagem da Física
Banca: Ilde Guedes da Silva (DF/UFC - Orientador principal); Romero Tavares (DF/UFPB - Co-orientador); José Evangelista Carvalho Moreira (DF/UFC) e Josué Mendes Filho (DF/UFC)
Instituição: Curso de Pós-Graduação em Física
  Universidade Federal do Ceará
Local: Fortaleza - CE
Data: 01 de fevereiro de 2005
   
   
Tipo: Dissertação de Mestrado
Aluno: Gil Luna Rodrigues
Título:

Animação interativa e construção dos conceitos em Física: trilhando novas veredas pedagógicas

Banca:

Maria Eulina Pessoa de Carvalho (PPGE/UFPB); Pedro Luiz Christiano (DF/UFPB) e Romero Tavares (PPGE/UFPB e DF/UFPB)

Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação
  Universidade Federal da Paraíba
Local: João Pessoa - PB
Data: 18 de novembro de 2005
   
   
Tipo: Dissertação de Mestrado
Aluna: Rita Cristiana Barbosa
Título:

Objeto de Aprendizagem e o Estudo da Gramática: Uma perspectiva de aprendizagem significativa

Banca: Olga Maria Tavares da Silva (PPGCI/UFPB); Adelaide Alves Dias (PPGE/UFPB)  e Romero Tavares (PPGE/UFPB e DF/UFPB)
Instituição:

Programa de Pós-Graduação em Educação

  Universidade Federal da Paraíba
Local: João Pessoa - PB
Data: 24 de outubro de 2008
   
   
Tipo: Dissertação de Mestrado
Aluno: Luís Havelange Soares
Título:

Aprendizagem significativa na Educação Matemática: Uma proposta para a aprendizagem de Geometria Básica

Banca:

José Aires Castro Filho (UFC); Fernando Cézar Bezerra de Andrade (UFPB); Romero Tavares da Silva (UFPB)

Instituição:

Programa de Pós-Graduação em Educação

  Universidade Federal da Paraíba
Local: João Pessoa - PB
Data: 13 de fevereiro de 2009
   
   
Tipo: Dissertação de Mestrado
Aluna: Cristiane Carvalho Bezerra de Lima
Título:

Análise combinatória: Uma aprendizagem significativa com mapas conceituais

Banca:

Alex Sandro Gomes (UFPE); Fernando Cézar Bezerra de Andrade (UFPB); Romero Tavares da Silva (UFPB)

Instituição:

Programa de Pós-Graduação em Educação

  Universidade Federal da Paraíba
Local: João Pessoa - PB
Data: 31 de outubro de 2011.
   
   
Tipo: Dissertação de Mestrado
Aluna: Rejane Maria de Araújo Lira Falcão
Título:

Mapas conceituais e aprendizagem de conteúdo escolar no Ensino Fundamental I

Banca:

Francisco de Assis Limeira Junior (DM/CCS/UFPB); Francisco José Pegado Abílio (CE/DME/PPGE/UFPB); Romero Tavares da Silva (CCEN/DF/PPGE/UFPB)

Instituição:

Programa de Pós-Graduação em Educação

  Universidade Federal da Paraíba
Local: João Pessoa - PB
Data: 09 de abril de 2012.
   
   
Tipo: Aperfeiçoamento
Aluno: Sandra Paulino Thó Rodrigues
Título:

Mapas Conceituais e Objetos de Aprendizagem em Ensino de Ciências

Instituição:

Curso de Especialização em Ensino de Ciências - CESPECIN

  Faculdades Integradas de Vitória de Santo Antão - FAINTVISA
Local: João Pessoa - PB
Data: Setembro de 2010.
   
Orientações em andamento  
   
Tipo: Dissertação de Mestrado
Aluna: Luzia Marinalva da Silva
Título: A avaliação no processo de ensino-aprendizagem escolar
Instituição:

Programa de Pós-Graduação em Educação

  Universidade Federal da Paraíba
Local: João Pessoa - PB
Início: Primeiro semestre de 2012.
   
   
Tipo: Dissertação de Mestrado
Aluno:

Ronnie Wesley Sinésio Moura

Título:

Mapas conceituais: A aprendizagem significativa e o ensino de ciências

Instituição:

Programa de Pós-Graduação em Educação

  Universidade Federal da Paraíba
Local: João Pessoa - PB
Início: Primeiro semestre de 2012.