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Aprendizagem significativa

Animações interativas e mapas conceituais

Organizador prévio e animação interativa

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 A física que, tradicionalmente, vem sendo discutida no ensino médio reflete um estágio de uma ciência de cerca de 150 anos atrás. Entretanto para compreender o funcionamento dos novos instrumentos tecnológicos, se fazem necessários alguns conhecimentos que foram desenvolvidos em meados do século passado. A esse corpo de conhecimento chamamos de Física Moderna. Pensando nisso e com base nos PCNs relativos ao ensino médio desenvolvemos esse objeto de aprendizagem com o objetivo de introduzir o aprendiz na experiência cujo resultados foram cruciais para o desenvolvimento de novas idéias na Física, o Efeito fotoelétrico.

Junto com o efeito fotoelétrico propriamente dito, desenvolvemos conceitos como quantização da energia, natureza da luz e história da física. Tentando assim, fazer com que o aluno se instigue e desperte a curiosidade sobre a construção do conhecimento científico e assim, facilite sua própria construção de significados sobre o tema.

A ordem de apresentação dos tópicos fica a critério do aluno que pode ir diretamente para animação interativa ou consultar os tópicos por meio da barra de navegação a esquerda.

Não enfatizamos a utilização de formulas. Essa escolha tem por base um duplo viés; mostrar que é possível desenvolver conceitos chaves na física sem a utilização puramente matemática e não utilizando fórmulas para expor conceitos, o aluno é instigado a construir a sua percepção intuitiva do fenômeno, o seu modelo da situação.

Para aqueles que estiverem curiosos sobre a fundamentação teórica utilizada para estruturar esse objeto de aprendizagem, sugerimos o artigo de divulgação Aprendizagem significativa, e nele consta uma extensa bibliografia sobre a aprendizagem de conceitos e a teoria de David Ausubel. Sobre o uso integrado de animações interativas a mapas conceituais, indicamos como fundamentação o artigo Animações interativas e mapas conceituais, e nele pode ser encontrado uma bibliografia sobre animações interativas e a teoria de Joseph Novak sobre os mapas conceituais. Sobre a utilização do computador como ferramenta cognitiva, disponibilizamos o artigo Organizador prévio e animação interativa.

Finalizando a fundamentação teórica, nós podemos perceber que o ser humano se comunica com o seu ambiente social através de símbolos visuais e verbais, e a teoria da codificação dual estabelece que a transmissão de informações acontece de maneira mais efetiva quando são usados os canais verbal e auditivo. Quando usamos esse tipo de representação múltipla todas as nuances de determinada idéia (ou conceito) serão transmitidas através dos dois canais, o que potencializa a capacidade dessa transmissão por um lado e facilita a possibilidade de recuperação da informação por outro lado. As potencialidades das representações múltiplas são apresentadas no artigo Aprendizagem significativa e o ensino de ciências .