Página Inicial

Animação

Mapa Conceitual

Textos

Notas históricas

Mais sobre a experiência

Artigos


Aprendizagem significativa

Animações interativas e mapas conceituais

Organizador prévio e animação interativa

Guia do Professor

Desáfios
Créditos

DESAFIOS

1) Imagine que você é um engenheiro projetando uma sonda que deve descer em um planeta distante. Você deve montar um dispositivo que opere pelo efeito fotoelétrico. Sabendo que a atmosfera desse planeta filtra toda radiação com freqüências maiores do que 5,6 x 1014 Hz, qual o metal que deveria ser usado para o dispositivo funcionar?

2) (Adaptado Fuvest-SP) Dispõe-se de uma placa metálica M e de uma esfera metálica P, suspensa por um fio isolante, inicialmente neutras e isoladas. Um feixe de luz violeta é lançado sobre a placa retirando algumas partículas elementares da mesma. As figuras de 1 a 4 ilustram o desenrolar dos fenômenos ocorridos.


Podemos afirmar que na situação 3:
a) M e P estão eletrizados positivamente.
b) M esta negativa e P neutra.
c) M esta positiva e P neutra.
d) M e P estão eletrizados negativamente.

3) Use a animação para descobrir qual a diferença de potencial necessária para frear um elétron emitido por uma superfície de sódio quando incidida por uma luz de freqüência 9,0x1014 Hz.

4) A luz de vermelha consegue liberar elétrons de algum metal? Por que?

5) A energia que o elétron ejetado do metal recebe provem da radiação luminosa, isso significa que se aumentarmos a intensidade da luz incidente teremos elétrons como energia cinética maior?

6) O potencial de corte é a diferença de potencial necessária para frear os elétrons mais energéticos emitidos pela placa de metal, isto é, não há corrente no amperímetro. Determine o potencial de corte para o sódio quando incidido por uma luz de freqüência 10x1014 Hz. O potencial de corte depende da freqüência da luz que incide no metal?