Ondas - Uma viagem conceitual

 

 

      A intenção deste objeto de aprendizagem é introduzir o estudante no mundo dos fenômenos periódicos de modo geral e dos sistemas ondulatórios em particular. Ele tenta aguçar a curiosidade do aluno e instigar a sua intuição,  de modo a facilitar a construção de conceitos sobre o tema.

      O estudante pode iniciar diretamente clicando nos hyper-links "Ondas" ou "Sistema massa-mola" abaixo, ou em quaisquer dos hyper-links abaixo no lado direito. Dentro da animação interativa o estudante pode navegar através de um mapa conceitual assim com explorar em detalhes as possibilidades dessa ferramenta cognitiva.

     
    Ondas no cotidiano - Um introdução
    Onda - Longitudinal e transversal
    Conversa afiada - Um descrição da OLA num estádio
    Conversa mais afiada - Sobre movimento periódico
  Animações interativas Saiba mais - Um segundo mapa conceitual, incluindo conceitos mais específicos.
    Saiba ainda mais - Um terceiro mapa conceitual, incluindo ainda mais conceitos.
  Ondas Desafios - Ondas - questões sobre esse objeto de aprendizagem
  Sistema massa-mola Desafios - Massa mola - questões sobre esse objeto de aprendizagem
    Guia do professor - sugestão de uso, fundamentação teórica do objeto de aprendizagem, teste conceitual, teste sobre estilo de aprendizagem, planilhas para computar os resultados dos testes
     
       Evitou-se a utilização de fórmulas e equações para a descrição dos fenômenos e construção dos modelos pertinentes. Essa escolha tem um duplo viés, por um lado mostrar que apesar da matemática ser de grande importância para expressar e elaborar conceitos de Física, pode-se expor as facetas qualitativas dos conceitos sem o uso de equações. Por outro lado, quando não se usa as equações para expor conceitos, o aluno é instigado a construir a sua percepção intuitiva do fenômeno, o seu modelo da situação.

     De posse de uma percepção intuitiva o aluno terá mais facilidade em entender os modelos científicos em física, e em particular percebê-los como uma construção humana, e desse modo como algo impermanente.

     Para aqueles que estiverem curiosos sobre a fundamentação teórica utilizada sugerimos o artigo de divulgação Aprendizagem significativa, e nele consta uma extensa bibliografia sobre a aprendizagem de conceitos e a teoria de David Ausubel. Sobre o uso integrado de animações interativas a mapas conceituais, indicamos um artigo sobre o assunto, e nele pode ser encontrado uma bibliografia sobre animações interativas e a teoria de Joseph Novak sobre os mapas conceituais.

               

   Entre em contato conosco, escrevendo para o Prof. Romero Tavares ou o Prof. Lucídio Cabral sobre a utilização deste objeto de aprendizagem.

                

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