Voltar para a página inicial

Mapa massa-mola

Voltar para o guia do professor

 

Física ondulatória

Desafios para o usuário da animação interativa

1. Considere o sistema massa-mola em duas condições iniciais diferentes. Na primeira situação nós deslocamos suavemente a massa de sua posição de equilíbrio até uma distância  d1  e depois a soltamos, quando então ela passa a oscilar livremente. Numa segunda situação nós deslocamos a massa suavemente até uma distância  d2  >  d1 e depois a soltamos, quando então ela passa a oscilar livremente. O período de oscilação é maior na primeira situação de menor amplitude ou na segunda situação de maior amplitude?

2. Considere o sistema massa-mola em duas condições iniciais diferentes. Na primeira situação nós deslocamos suavemente a massa de sua posição de equilíbrio até uma distância  d1  e depois a soltamos, quando então ela passa a oscilar livremente. Numa segunda situação nós deslocamos a massa suavemente até uma distância  d2  >  d1 e depois a soltamos, quando então ela passa a oscilar livremente. Considerando as equações que definem a variação a posição e a velocidade da massa com o tempo, como seriam expressos a posição e velocidade iniciais da massa nas duas situações?

3. Se tivermos dois sistemas massa-mola exatamente iguais, e que iniciaram o seu movimento do repouso numa posição que está a uma distância  d  da posição de equilíbrio, mas um deles começou a se movimentar  t0  segundos antes do outro. Quais são as características iguais e quais são as características diferentes no movimento dos dois sistemas?

4. Considere um sistema massa-mola onde a mola está sobre um plano com atrito desprezível. Numa segunda situação colocamos um outro sistema exatamente igual sobre um plano com atrito. Os dois sistemas são postos a oscilar com as mesmas condições iniciais, e percebe-se claramente que diminui a amplitude de oscilação do sistema com atrito. Eles terão o mesmo período de oscilação?