Voltar para a página inicial

Mapa ondas

Voltar para o guia do professor

 

Física ondulatória

Desafios para o usuário da animação interativa

1. Represente na animação interativa uma onda de grande amplitude e uma outra onda de pequena amplitude. Enuncie dois exemplos do cotidiano para uma onda longitudinal de baixa amplitude e dois para uma onda longitudinal de alta amplitude. Faça o mesmo para ondas transversais.

2. O som de uma britadeira será de baixa amplitude ou de alta amplitude? Considerando a sua resposta a esta questão, represente essa onda na animação interativa.

3. Qual a relação entre o som de uma britadeira que chega aos ouvidos e o que pode ser visualizado na animação de uma onda longitudinal para a amplitude máxima?

4. Por que existe uma tendência em se achar desagradável o som agudo (de alta freqüência)?

5. Você consegue perceber, usando a animação interativa, que uma onda é um transporte de energia sem transporte de matéria?

6. Como poderia ser definido o período de uma onda usando a animação interativa?

7. Como poderia ser definido o o comprimento de uma onda usando a animação interativa?

8. Uma pessoa segura uma corda longa e esticada e ela move a sua mão rapidamente criando um pulso na direção da parede onde a corda está presa. O pulso alcança a parede num tempo  t0 depois de criado. Como essa pessoa poderia criar um pulso que demorasse um tempo maior que  t0 para alcançar a mesma parede? Explique o seu raciocínio.

9. Miguel e Laura estão de pé frente a frente, separados por uma distância de 100m. Cada um diz “OI” para o outro, exatamente no mesmo instante. Miguel fala com um volume mais alto e a sua voz é mais grave que a de Laura. Miguel vai escutar Laura antes que Laura escute Miguel? Ou eles se escutam ao mesmo instante? Explique a sua resposta.

A sua resposta seria modificada se Laura falasse com um volume tão alto quanto Miguel?

Se Miguel falasse em falsete, de modo a imitar a voz de Laura, mas ainda assim falasse com um volume mais alto que ela, como seria modificada a sua resposta?

10. Uma partícula de poeira está colocada em frente a um alto-falante que se encontra silencioso. Ele é ligado e começa a produzir um som de freqüência constante. Descreva o movimento da partícula de poeira.

 A sua resposta mudaria se o alto-falante passasse a produzir um outro som de freqüência maior que o som inicial?