Este objeto de aprendizagem objetiva levar o aluno a interagir significativamente com o conteúdo "Lançamento de Projéteis". Fazendo-o assim abstrair os conceitos que envolvem este assunto através de textos, animação interativa e mapas conceituais.

O estudante pode iniciar sua jornada rumo a aquisição do conhecimento lendo os textos da coluna esquerda ou clicando direto na animação interativa.

A animação interativa apresenta-se como uma ferramenta lúdica onde o aluno altera o trasncurso da animação. Ela contem ainda um mapa conceitual que serve de organizador do conhecimento que está sendo adquirido.

Evitou-se a utilização de fórmulas e equações para a descrição dos fenômenos e construção dos modelos pertinentes. Essa escolha tem um duplo viés; por um lado mostrar que apesar da matemática ser de grande importância para expressar e elaborar conceitos de Física, pode-se expor as facetas qualitativas desses conceitos sem o uso de equações. Por outro lado, quando não se usa as equações para expor conceitos, o aluno é instigado a construir a sua percepção intuitiva do fenômeno, o seu modelo da situação.

O tópico Artigos oferece algumas possibilidades de leitura sobre a fundamentação teórica deste objeto de aprendizagem. A saber, um artigo sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, um artigo que trata dos mapas coneituais de Joseph Novak e outros.