Romero Tavares

 

Apresentação  

Tô a fim de saber

 Estive no Domingão do Faustão para falar sobre as características gerais do forno de microondas,  no programa que foi ao ar domingo 23/setembro/2007.  Estão disponíveis outros vídeos do quadro  "Tô a fim de saber", do programa de Fausto Silva.

Trabalhos Acadêmicos

Repositório de Objetos Digitais de Aprendizagem -  MEC/SEED/Rived

Currículo Lattes Banco Internacional de Objetos Educacionais - MEC
Grupo de pesquisa

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Disciplinas Lecionadas  
Literatura Ganhadores do Prêmio Nobel em Física
Cidades Moedas com efígies de Físicos famosos
Enlaces Selos com efígies de Físicos famosos
Citações na WEB Última atualização em 03 de maIo de 2012.
e-mail Página publicada em 05/julho/2002     

Entrevista para a Conexão do Professor, da Secretaria de Educação do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

 

Questionário para os visitantes desta página.

Gostaríamos que você respondesse as questões sobre sobre a utilidade dos materiais instrucionais disponíveis, e da página como um todo.

 
                 
 

NOA - Núcleo de construção de objetos de aprendizagem

Aprendizagem significativa e o Ensino de Física. Mapas conceituais como estruturador do conhecimento. Animações interativas como ferramenta pedagógica. Simulação e modelagem de fenômenos da Natureza. Utilização de ferramentas instrucionais em EAD - Educação a Distância

Laboratório Virtual de Física :

Curso Virtual de Física, com texto conceitual acompanhado de animações, para dar suporte aos alunos do primeiro ano de Ensino Médio.

Esse projeto foi financiado pelo Programa de Licenciatura – PROLICEN/UFPB

 

 

 

Grave o seu próprio CD

com todos os OA - objetos digitais de aprendizagem relacionados abaixo.

Para isso baixe (download) o arquivo zipado, com 95,7Mbytes.

Arquivo com a reunião de oito trabalhos acadêmicos de autoria de Romero Tavares, publicados em revistas científicas, acerca de mapas conceituais, objetos de aprendizagem, codificação dual e aprendizagem significativa

                                  

Animações com o Modellus

Animações interativas acompanhadas de gráficos que apresentam a evolução temporal de parâmetros como espaço percorrido, velocidade, aceleração, força e etc. É necessária a instalação do software Modellus que é de distribuição gratuita.

Notas de Aula de Física Básica Universitária

Notas de Aula de Física Geral , baseadas no livro "Fundamentos de Física" de Resnick, Halliday e Walker, acompanhadas da solução de inúmeros problemas propostos neste livro.

 

                 

                 

Vestibular UFPB - Provas de Física resolvidas - 1994 até 1998:

Solução das questões de Física, agrupadas por assunto e resolvidas com desenvolvimento conceitual.

Animações em Java:

Animações interativas acompanhadas de gráficos que apresentam a evolução temporal de parâmetros como espaço percorrido, velocidade, aceleração, força e etc.

                

 

 

Vídeo sobre o Laboratório Virtual de Física

Assista ao Prof. Romero detalhando o formato deste curso on-line. Falando tanto da distribuição de conteúdo quanto  da sua estruturação nesta nova mídia.

 

Visita do Prof. Ronaldo Mota,

Secretário de Educação a Distância - MEC,

no segundo semestre de 2005

 

   
   
   
 

 

 

Objetos de aprendizagem elaborados e construídos pelo

NOA - Núcleo de Construção de Objetos de Aprendizagem

       

Marcas do movimento

Considerando um movimento retilíneo, pretendemos facilitar a construção de significados a partir das marcas deixadas no chão.

Prêmio Rived/SEED/MEC/2006.

Lançamento de Projéteis - movimento

Esse OA pretende facilitar a compreensão da natureza vetorial do movimento bidimensional de corpos.

Prêmio Rived/SEED/MEC/2005.

 

Lançamento de projéteis - variações

Esse OA pretende facilitar a compreensão das variações envolvidas num movimento genérico, e como essas variações se relacionam.  

Convênio SEED/MEC/UFPB/2005.

Forças - plano inclinado

Forças variáveis atuam num corpo até a iminência do movimento. Como varia a força de atrito nessas circunstâncias?

Convênio SEED/MEC/UFPB/2005.

 

       

Forças - plano horizontal

Considerando uma situação do cotidiano, o aluno é levado a refletir sobre as relações entre forças que atuam num corpo, e o possível movimento resultante.

Convênio SEED/MEC/UFPB/2005.

 

Colisões bidimensionais

Considerando duas bolas de bilhar em uma mesa, o estudante tem a oportunidade de analisar diversas possibilidades de choques entre essas bolas.

Convênio SEED/MEC/UFPB/2007.

Bola no telhado do vizinho

Considerando o atrito analisamos as possibilidades de uma bola descer uma rampa girando ou apenas deslizando.

Prêmio Rived/SEED/MEC/2006.

 

 

Conservação do momentum angular

Consideramos um astronauta numa câmara de treinamento, submetido a variações de velocidade linear, mantendo o mesmo momentum angular.

Prêmio Rived/SEED/MEC/2006.

       

Energia - Uma propriedade dos sistemas

Conceitua e analisa qualitativamente a entidade chamada energia. Apresentamos também os conceitos de conservação, dissipação e degradação de energia.

Prêmio Paped/SEED/MEC/2005.

Hidrostática

Analisamos o que acontece quando um submarino inunda sua câmara de água. De acordo com a quantidade de água, teremos diversos tipos de movimento vertical.

Prêmio Rived/SEED/MEC/2006.

Ondas - Uma viagem conceitual

Descreve fenômenos oscilatórios, que estão presentes em diversas situações do cotidiano.

Prêmio Paped/SEED/MEC/2004.

 

Transmissão de calor

Analisamos a transmissão de calor em uma barra composta de dois materiais distintos, quando colocada entre duas fontes de calor com temperaturas diferentes.

Convênio SEED/MEC/UFPB/2007

       

Transformações termodinâmicas

Apresentamos diversos tipos de transformações termodinâmicas simples, para familiarizar o estudante na análise desse tema.

Convênio SEED/MEC/UFPB/2007

 

Primeira Lei da  Termodinâmica

Apresentamos o Ciclo de Otto, utilizado em carburadores de automóveis, como pano de fundo para a exibição da primeira lei da termodinâmica.

Convênio SEED/MEC/UFPB/2007

 

Segunda Lei da Termodinâmica

Utilizamos o Ciclo de Carnot, com transformações em um sistema termodinâmico, como pano de fundo para a exibição da segunda lei da termodinâmica.

Convênio SEED/MEC/UFPB/2007

Refrigerador

Apresentamos o ciclo de refrigeração tendo como contexto o refrigerador doméstico, gerando possibilidades de visualização das diversas etapas que compõe o ciclo.

Convênio SEED/MEC/UFPB/2007

       

Espocar do flash

Considerando um circuito simplificado, o estudante tem a oportunidade de analisar o balanço de energia entre os dispositivos bateria, resistor e capacitor.

Convênio SEED/MEC/UFPB/2008

 

Sintonia e Ressonância

Analisamos o processo da ressonância em um circuito de sintonia de emissoras de rádio

Convênio SEED/MEC/UFPB/2008

 

 

Televisão

Apresentamos a deflexão de feixe de elétrons submetidos a ação de campos magnéticos no interior do tubo da televisão.

Convênio SEED/MEC/UFPB/2008

 

Lei de Coulomb

Disponibilizamos uma balança de torção para que o usuário possa identificar a dependência da força elétrica com o inverso do quadrado da distância entre as duas partículas.

Convênio SEED/MEC/UFPB/2008

       

Gauss

Utilizamos a Lei de Gauss para o cálculo do fluxo produzido por uma distribuição de cargas e que atravessa uma superfície de área determinada. Com a utilização desse fluxo, podemos calcular de maneira simples o campo elétrico produzido por essa distribuição

Convênio SEED/MEC/UFPB/2008

Potencial Elétrico

Vislumbramos as equipotenciais de duas partículas carregadas e o potencial elétrico em um determinado ponto produzido por várias cargas.

Convênio SEED/MEC/UFPB/2008

 

 

Efeito fotoelétrico

Expõe e analisa qualitativamente esse fenômeno  determinante no entendimento da característica quântica da radiação.

Prêmio Rived/SEED/MEC/2005

 

 

Geometria

Abordamos a Geometria plana em uma visão que associa postulados e teoremas com aplicação no cotidiano (construções de figuras geométricas e medidas)

Convênio SEED/MEC/UFPB/2007

 

 

 

 

   

 

 Grave o seu próprio CD com todos os OA - Objetos digitais de Aprendizagem relacionados acima. Para isso baixe (download) o arquivo zipado, com 95,7Mbytes.

Morfossintaxe

Abordamos a Análise Morfossintática de um modo divertido. Empregamos uma estrutura de jogos para facilitar o entendimento dos conceitos da Morfologia e Sintaxe.

Convênio SEED/MEC/UFPB/2008

 

       
       

 

 

Key words: Meaningful learning; Concept map; modeling; Interactive animation; Dual coding; Cognitive load; Physics education; Learning object; Distance education; Transaction distance;