COLÓQUIO (07/08/2015): A Técnica de Alta Pressão e suas aplicações em Física e Nanotecnologia (Profa. Dra. Márcia Gallas – Universidade Federal da Paraíba) Reviewed by Momizat on . A técnica de alta pressão (pressões acima de 10.000 atm – grafite transforma em diamante em 60.000 atm e 1600 0C) é uma ferramenta útil para pesquisas básica e A técnica de alta pressão (pressões acima de 10.000 atm – grafite transforma em diamante em 60.000 atm e 1600 0C) é uma ferramenta útil para pesquisas básica e Rating: 0
You Are Here: Home » Eventos Realizados » COLÓQUIO (07/08/2015): A Técnica de Alta Pressão e suas aplicações em Física e Nanotecnologia (Profa. Dra. Márcia Gallas – Universidade Federal da Paraíba)

COLÓQUIO (07/08/2015): A Técnica de Alta Pressão e suas aplicações em Física e Nanotecnologia (Profa. Dra. Márcia Gallas – Universidade Federal da Paraíba)

COLÓQUIO (07/08/2015): A Técnica de Alta Pressão e suas aplicações em Física e Nanotecnologia  (Profa. Dra. Márcia Gallas – Universidade Federal da Paraíba)

A técnica de alta pressão (pressões acima de 10.000 atm – grafite transforma em diamante em 60.000 atm e 1600 0C) é uma ferramenta útil para pesquisas básica e tecnológica.  Tal técnica sofisticada tem aplicações em diversas áreas da física, química, ciência dos materiais, geologia e, mais recentemente, em nanotecnologia.  Pressões elevadas permitem o ajuste preciso de um parâmetro fundamental – distância interplanar – que controla a estrutura eletrônica e praticamente todas as interações interatômicas, que determinam as propriedades dos materiais. Altas pressões permitem a síntese de novos materiais e o estudo de fenômenos envolvendo a matéria em condições extremas de pressão e temperatura, ou seja, bem fora dos limites do equilíbrio termodinâmico.  Exemplos de diversas aplicações desta técnica serão dados, como a produção de diamante sintético a partir de grafite, nanocompósitos cerâmicos com propriedades mecânicas melhoradas e materiais termoelétricos.

Leave a Comment

© 2013 Todos os Direitos Reservados UFPB
Criado por: Criative Design

Scroll to top