You Are Here: Home » Bolsas

Bolsas

Os alunos de graduação em Física têm à sua disposição vários tipos de bolsas, enquanto completam os seus estudos. Elas funcionam como um grande incentivo financeiro para a dedicação discente em tempo integral, mas também possibilita ao bolsista um contato mais próximo com o seu futuro mundo profissional.

Isso se dá principalmente porque existe um professor orientador que estabelece um plano de trabalho a ser cumprido pelo aluno. Tudo isso com um cronograma bem definido, e alvos a serem alcançados.

PROLICEN

O Programa de Licenciatura é uma atividade organizada pela Pró-Reitoria de Graduação – PRG, dirigida aos alunos de licenciatura desta Universidade, com a função de permitir o contacto dos estudantes com temas cadentes da sua especialidade. No momento atual existem vários focos de importância, tanto do lado pedagógico com os novos paradigmas da educação suscitados pela Informática, quanto do lado específico dos conteúdos transversais que nos impelem à utilização da interdisciplinaridade.

Essa Coordenação vem contando com a colaboração efetiva do Departamento de Física e da PRG no esforço de implantação do PROLICEN – Física.

PIBIC

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica é um programa organizado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa – PRPG e financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico(CNPq) centrado na iniciação científica de novos talentos em todas as áreas do conhecimento e administrado diretamente pelas instituições de ensino superior. Voltado para o aluno de graduação e servindo de incentivo à sua formação científica, privilegia a participação ativa de bons alunos em projetos de pesquisa com qualidade acadêmica e mérito científico sob orientação adequada, individual e continuada. Os projetos culminam com um trabalho final avaliado e valorizado, fornecendo retorno imediato ao bolsista, com vistas à continuidade de sua formação, de modo particular na pós-graduação.

Anualmente, os bolsistas do PIBIC são avaliados nas instituições através de encontro de iniciação científica, onde são apresentados os resultados de seu trabalho, em exposição oral e sob a forma de painel. O resultado final é a publicação do Livro de Resumos do Encontro, contendo todos os trabalhos apresentados no evento.

PET

O Programa Especial de Treinamento é um programa institucional financiado pela CAPES orientado para a qualificação profissional complementar dos alunos de ensino superior, visando sua preparação para a pós-graduação e o desenvolvimento de condições básicas para a implementação de programas de pós-graduação nas Instituições de Ensino Superior.

Tem como objetivos melhorar a formação profissional na graduação através de atividades acadêmicas extra-curriculares intensivas e estimular o ingresso dos alunos na carreira universitária, através da integração da formação acadêmica com a futura atividade profissional.

Cada grupo PET terá um TUTOR escolhido entre os docentes do curso onde será implantado, que será o responsável perante CAPES pela supervisão das suas atividades, bem como pelo desempenho do Grupo sob sua orientação;

Cada grupo PET será formado gradualmente, pela seleção anual de Bolsistas que tenham completado pelo menos 2 (dois) semestres do curso, com expectativa de que nele permaneçam até o final da graduação; e será composto de um número máximo de 12 (doze) alunos, a ser integralizado gradualmente, pela admissão de 3 (três) ou 4 (quatro) novos bolsistas a cada ano. A permanência de cada aluno será por um período de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, conforme a duração oficial do curso.

© 2013 Todos os Direitos Reservados UFPB
Criado por: Criative Design

Scroll to top